Quantcast
Channel: tricoteiras sem fronteiras
Viewing all articles
Browse latest Browse all 206

Santo Antonio, Santo Antoninho

$
0
0
 


Em nossa mesa sempre haverá comida pois Santo Antonio está aqui!

Espichando o olhar na direção da pequena imagem de Santo Antonio, que ficava na prateleira do armário próximo ao fogão, ouvi muitas vezes esta frase da boca da minha avó Armelinda. Assim cresci confiante de que sempre encontraria na mesa a comidinha preparada com capricho, amor e a simplicidade exclusiva das avós.

Santo Antônio, além de zelar por nossas provisões, também era invocado para ajudar a encontrar coisas perdidas. Sumiu?  Bastava fazer o responso para Santo Antônio que, rapidamente, a coisa aparecia. 

Era esta a especialidade da Vó Paula, que murmurava lá sua prece fincando um garfo na terra e se a tal coisa não tivesse atravessado o rio, apareceria. Assim era dito e feito. Em pouco tempo se encontrava o objeto sumido.

A mim, ainda pequenininha, foi ensinado pedir assim:


Santo Antônio, Santo Antoninho, me ajude a encontrar tal coisa que eu dou três pulinhos.

Até hoje, quando perco alguma coisa, faço isso. Garanto-lhes que já dei centenas dos três pulinhos.

Pois aí estão dois exemplos de costumes que passam de pais para filhos, ou, melhor dizendo, de avós para netas e se mantém pela nossa fé e devoção.


Na minha casa, Santo Antônio também tem seu lugar especial.
A primeira imagem era de barro, pequenininha, mas um dia acabou espatifada no chão; depois veio uma de plástico que ficou por anos na mureta da cozinha, que fazia divisa com a lavanderia do nosso pequeno apartamento; e, quando nos mudamos para nossa casa, ganhei de uma tia uma imagem de resina, maior, bem acabadinha, muito bonita.

Dias atrás, olhei para o meu Santo Antônio e resolvi dar-lhe um novo acabamento.


Usei tinta spray multiuso. Foram três demãos para obter uma boa cobertura.
Depois de secar por 24 horas, usei uma lixa bem fina e desgastei alguns pontos para ter um efeito  envelhecido, retirei o pó com um pincel seco e macio e estava pronto.

Não tenho nenhum conhecimento técnico de pintura, mas asseguro que foi simples e fácil de fazer. E o bom é que ficou como imaginei.




Agora, de "roupas" novas, Santo Antônio e o pequeno menino Jesus continuam lá no seu posto zelando por nossa família, por nossa despensa e sempre pronto a nos socorrer nas horas de aflição.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 206